sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Segredo do Rio


Para os alunos do 4º ano que já leram ou que ainda vão ler o livro "O Segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares, aqui fica um pequeno filme sobre o mesmo. Clica AQUI.
Divirtam-se e boas leituras...

Agora podes ler o resumo da história:

"Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca. À volta da casa havia duas árvores, uma nogueira e um castanheiro. O rapaz no Verão ia para o rio que ficava perto de casa.
O menino gostava tanto de estar ao pé do rio que à noite se deitava na areia a ver as estrelas.
Um dia o rapaz foi dar um passeio pelo rio, ouviu um barulho e ficou cheio de medo quando viu que era uma carpa. Ela falava e depois pergunto-lhe:
- Olá, tu vives aqui?
- Vi-vi-vo. respondeu o rapaz atrapalhado.
Depois eles falaram um com o outro :
- Como é que falas a língua das pessoas? perguntou o menino.
O peixe respondeu:
-Eu tive um dono que falava muitas vezes comigo, ele dava-me muita comida. Eu fui crescendo e já não cabia no aquário onde ele me pôs por isso tive de me ir embora.
No Verão o peixe perguntou-lhe:
-Queres dar uns mergulhos no rio?
Sim, apetecia-me mesmo ir, sabes sempre tudo o que eu quero!
E durante todo o Verão mergulharam e divertiram-se no rio.
Chegou o Inverno e só havia sol, nem uma gota de chuva. As culturas precisavam de chuva para crescer e as árvores para darem frutos.
Uma noite o menino saiu da cama para ir beber água e ouviu uma conversa dos pais.
A mãe do menino dizia que tinha visto um peixe grande no rio e mandou o pai do menino ir pescar aquele peixe.
O menino foi contar tudo a carpa e disse-lhe:
-É melhor ires-te embora.
-Até algum dia. disseram um ao outro a chorar.
Finalmente, um dia, a carpa voltou com muitas latas de comida para a família do menino.
O menino abraçou a sua amiga e ficaram os dois muito felizes novamente.
A carpa contou como conseguiu trazer a comida:
- Não teria conseguido sem a ajuda de duas raposas, ajudaram-me a puxar a rede com todas as latas de um pequeno barco de marinheiros, eu fiz isto por ti.
O menino colocou esta placa perto do rio."
Podes ver este texto com as respectivas imagens se clicares AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário